segunda-feira, 19 de março de 2012

banda nervosa é entrevistada com fernanda lira

Nervosa - Entrevista com Fernanda Lira


E mais uma vez as mulheres provam que é sim possível fazer música pesada com qualidade. A Nervosa, banda de São Paulo, faz um Thrash Metal cru e sem firulas!
O Menina Headbanger fez uma pequena entrevista com a Fernanda Lira, vocalista e baixista da Nervosa, onde ela conta um pouco da trajetória da banda dentre outras curiosidades. Confira!

Há quanto tempo você toca contrabaixo e como surgiu a ideia de montar a banda?
Eu tentava arranhar o baixo imitando meu pai desde pequenininha, mas peguei firme mesmo lá pelos 13, 14 anos, e desde então foi uma dedicação ininterrupta, pois passei por três bandas antes da NERVOSA, todas elas formadas apenas por garotas. Não que esse sempre quisesse ser meu foco principal pra divulgar a banda, mas sempre fui uma grande admiradora de bandas parcial ou totalmente integradas por garotas, como Warlock, Chastain, Acid, e principalmente Rock Goddess e Girlschool. Decidi sempre me envolver com bandas com esse foco, porque hoje em dia, creio que é interessante fazer algo 'diferente' dentro do metal, para que a banda se destaque, além de, obviamente, música de qualidade que vem em primeiro lugar. Bandas com mulheres existem em menor quantidade do que bandas com homens, então esse acaba, ainda hoje, sendo um diferencial. Acho que toda banda tem algo que a torne particular, única em relação às outras, no nosso caso, talvez seja esse. Fico feliz de ver MUITAS outras bandas, algumas inclusive BEM mais antigas que nós seguirem por esse caminho! Existem muitas mulheres apaixonadas por metal tanto quanto nós e é legal ver todo mundo expressando essa devoção montando sua própria banda.
Quanto à 'criação' da NERVOSA, a banda já existia desde 2010, mas com outras formações que não haviam dado certo, por isso não houve uma preocupação anteriormente em fazer uma divulgação firme da banda. Mas as meninas, basicamente, queriam outras meninas para fazer um Thrash com pegada e de qualidade!

Da onde surgiu o nome "Nervosa"?
O nome já havia sido escolhido quando ingressei na banda, mas eu me apaixonei pelo nome pelo mesmo motivo que elas os escolheram: um nome em português, agressivo, porém feminino ao mesmo tempo! Sem contar que é algo simples e muito fácil de memorizar e assimilar. Pelo bem ou pelo mal, quem ler, dificilmente vai esquecer do nome! Hehe!

Montar uma banda formada somente por mulheres não é algo simples, como foi que você encontrou as demais garotas?
Olha, eu posso dizer com TODA A CERTEZA que é MUITO difícil, porque já tive muitas experiências anteriores.
O legal da NERVOSA é que somos focadas totalmente na música, temos os mesmos ideais de querer fazer a coisa acontecer, deixando de lado as picuinhas que geralmente são problemas em outras bandas de mulheres. Não ligamos para o que a outra veste, não ficamos de picuinha nem fofoquinha, não damos trela para que qualquer bobeira influencie no humor e no foco da banda. Por isso eu amo essas meninas!
Eu entrei na banda bem depois de sua criação, já na metade de 2011, e então a banda resolveu investir em compor, fazer shows e se divulgar!
história foi bem interessante. Em janeiro eu tinha acabado de ser expulsa da minha ex-banda e aquilo foi, de início, TÃO traumático pra mim, que eu tinha decidido nunca mais tocar em lugar algum. Não conseguia mais confiar em ninguém e nem acreditar que outras pessoas poderiam me aceitar em uma banda do jeito que sou, do jeito que me visto, do jeito que me comporto, do jeito que me comprometo, o que não aconteceu na minha banda anterior. Então um dia, eu tava hiper triste e passei a tarde com meu namorado. A gente resolveu assistir àquele filme sobre a biografia da banda The Runaways. Em um momento, a vocalista da banda, no filme, diz pra guitarrista Joan Jett que gostaria de ter sua vida de volta, porque não aguentava mais a vida do rock. então, a Joan fala pra ela "Bem, ESSA é a minha vida". E naquele momento eu percebi que a minha vida É o metal e que eu não podia desistir do meu sonho por outras pessoas julgarem que eu era irresponsável, que a minha cabeça "tinha parado nos anos 80" e que meu colete com patches as incomodava. Então decidi me revigorar e seguir em frente. Nisso, sempre tive MUITO APOIO ININTERRUPTO dos meus amigos e familiares. Devo muita coisa a eles. MUITA!
Passei a procurar meninas interessadas em tocar, mas acreditem - é MUITO difícil! Ainda mais para tocar Thrash Metal, que era meu foco.
Quando eu estava quase desistindo, vi a baterista Fernanda Terra postando no Facebook dela algo sobre a banda NERVOSA, banda só com garotas, com influência de Slayer e Sepultura. A primeira coisa que pensei? "Putz, roubaram minha idéia" ! Mas mal sabia eu que elas estavam à procura de baixista e vocalista.
O André, guitarrista das bandas Nitrominds e Musica Diablo, tinha me indicado pra umas das meninas, e a Fernanda Terra dá aula no mesmo lugar que meu namorado. Então através de indicações elas chegaram até mim, e quando abri o e-mail da guitarrista Prika, ela falava que procurava alguém no baixo que pudesse acompanhá-la "nos seus riffs com influência do Kill 'Em All" do Metallica! Não pensei duas vezes! Como já fazia backing vocals na minha antiga banda, comentei com elas que eu poderia fazer um teste cantando pra ver se eles gostavam, e acabou rolando! Foi incrível encontrar essas meninas. A gente vive falando que a gente, atualmente, é a banda com que todas sonhávamos! Cada uma vê na outra exatamente tudo o que sempre procurou em companheiras de banda e isso é maravilhoso!

Recentemente houve a saída da guitarrista Karen Ramos. Qual foi o motivo para o desligamento dela da banda e como foi tomar a decisão de seguir como um Power Trio ao invés de arranjar uma guitarrista substituta?
A Karen morava em Curitiba e desde que entrei na banda ela estava pensando em vir pra cá. Sempre apoiamos e fomos muito pacientes com ela, afinal, largar a vida estável em uma cidade para arriscar em outra, não é uma decisão fácil. O tempo foi passando e a dedicação de todas devia aumentar para que acompanhasse o ritmo em que a banda estava seguindo. A distância, infelizmente, interferia MUITO nisso, pois raramente podíamos contar com ela em assuntos emergenciais e em outras questões mais simples de uma banda, como ensaios, por exemplo. Então ela começou a sentir que precisaria vir para cá, pra podermos andar todas no mesmo ritmo. Oferecemos um leque de oportunidades e apoio caso ela viesse para cá, mas ela acabou tomando a decisão de ficar por lá e investir em outros projetos. A saída foi hiper pacífica e mantemos contato normal com ela até hoje. Foi doloroso pra gente e pra ela, é claro, mas todas compreendemos que a distância estava afetando muito a produtividade da banda e aceitamos e respeitamos a decisão dela! Optamos em permanecer como um power trio, pelo fator determinante do entrosamento. Já estávamos acostumadas a fazer muitas coisas somente nós três, e estamos em um nível de entrosamento e amizade incrível e bem nivelado. Portanto, naturalmente, qualquer pessoa que entrasse, se sentiria deslocado e dificilmente acompanharia a gente. Então preferimos seguir adiante dessa maneira e estamos muito confortáveis com isso. Quem já pôde ver ao vivo a formação como um trio alegou ter gostado muito do resultado! Estamos muito felizes e satisfeitas.

A Nervosa há pouco tempo gravou seu primeiro registro que está para ser lançado, o que você pode nos adiantar sobre ele? Existe uma mobilização para que a prensagem da demo aconteça, como funciona?
Essa vai ser nossa primeira demo e estou te contando detalhes em primeira mão! Serão três músicas que quem já foi aos shows ou viu vídeos da gente já conhece. A demo foi produzida, gravada e masterizada no estúdio MR. SOM, do Pompeu e do Heros, do Korzus. Juntamos uma grana legal por um tem porque sabíamos que ali é um dos melhores lugares pra se gravar e o investimento valeria à pena. O Pompeu desenvolveu um trabalho incrível de pré-produção com a gente e o Heros realmente tem o dom para finalizar os trabalhos. Não temos palavras pra agradecer o trabalho deles junto ao nosso. A gravação está bem cristalina e pesada ao mesmo tempo. Já finalizamos tudo e estamos acertando a documentação para poder mandar prensar. Estamos planejando uma pequena surpresa para integrar o CD ainda! Como nada está fechado por enquanto, a gente não pode comentar! Mas se tudo der certo, vai ficar uma demo bem completa!
Quanto ao lance da mobilização, foi uma alternativa digamos, criativa, que encontramos para lançar o material. Pra falar a verdade, foi a ÚNICA saída que encontramos.
Alguns problemas pessoais aconteceram durante a gravação e acabamos ficando totalmente sem grana pra prensar. Muita gente tem perguntado sobre material gravado nosso, o que nos levou a crer que tem bastante gente esperando esse lançamento, PRINCIPALMENTE NÓS, que estamos morrendo de ansiedade! hahaha Então, tínhamos duas saídas: ou lançar vários meses adiante, tipo depois do meio do ano que é quando teríamos dinheiro, ou dar um jeito. Optamos em dar um jeito! hehe
Temos bastante amigos, familiares e headbangers que acompanham a pouca trajetória que a banda tem, então decidimos pedir ajuda, simples e humildemente assim! Botamos a cara à tapa, sabíamos que podíamos ser criticadas, mas fomos por aquela velha frase "o não a gente já tem, então.. por que não?", e seguimos adiante, mais pra ver no que daria! Então achamos esse lance da vaquinha online, que tem sido bastante usada e difundida na internet pra varios intuitos, desde ajuda para um filho doente, ajuda para comprar um ingresso ou causas como a nossa. O resultado foi inacreditável. Já conseguimos praticamente a ajuda necessária! Estamos a um passo de lançar a demo e sinceramente, isso não teria acontecido se não fossem essas grandes pessoas que ajudaram e acreditaram que a nossa proposta não era enrolação, era apenas a única forma que encontramos de realizar o sonho de ter um material gravado e lançado! Acho, aliás, que essa é uma tendência que pode vir a crescer dentre as bandas. Existe MUITA GENTE, gente que você nem imagina, e isso eu percebi com a nossa experiência, que está muito disposta a apoiar e ajudar as bandas da cena, seja com uma divulgação, um "compartilhamento" no facebook, ou com cinco reais! Uma vez entrevistei um cara que me disse que ele tinha certeza que no futuro, as gravadoras teriam menos poder em lançar um disco da banda, pois as bandas veriam nos fãs, uma maneira mais rápida de ajudar a lançar seu material e foi exatamente o que fizemos. Espero realmente que essa possa ser a saída pra outras bandas que tanto precisam também. Pode parecer meio bobo o que eu vou falar, ou até exagerado demais, mas o lance da vaquinha, pra mim, foi uma puta duma prova de UNIÃO sabe, algo que eu sempre ressalto que é o que é essencial e que ainda falta um pouco na nossa cena. As pessoas precisam se unir, se ajudar, porque quem ganha, no final, é a nação headbanger, com bandas de qualidade, unidas, e focando no melhor pro metal.

A Nervosa é uma banda relativamente nova e já alcançou uma boa repercussão, fechando parcerias e fazendo vários shows, alguns até junto com bandas importantes da cena do Metal no Brasil e já há shows agendados juntamente com a Artillery, Exumer e Exodus. Como é lidar com tudo isso?
Cara, na verdade isso tudo é resultado de MUITA correria, de verdade. Tudo o que a gente conquista, cada pequenos passo que a gente dá, são resultado de muita correria. a gente sabe que pra chegar em algum lugar, que pra fazer o máximo de pessoas conhecerem nossa música que é feita com tanta paixão e dedicação, vai depender somente de nós mesmas. Se a gente ficasse parada, na nossa, nada teria acontecido. E meu, TUDO o que a gente faz são coisas simples! Demandam tempo, mas são coisas simples, que qualquer banda que tenha sangue nos 'zóio' pra fazer acontecer, pode fazer.
O nosso site, nós mesmas fizemos, nosso logo, nós marcamos os shows, nós fazemos nossa própria divulgação por não ter grana pra assessoria de imprensa e tudo o mais, nós que varamos a noite divulgando links por aí, nós que corremos atrás de amigos e parceiros pra ajudar a gente nesse começo e naturalmente a gente vai vendo o resultado, e cada uma dessas coisas significa MUITO pra gente. A gente lida com tudo isso da melhor maneira possível, porque é o resultado palpável de toda a nossa correria e dedicação!
Quanto ao Artillery, Exumer e Exodus, não vou nem comentar, PORQUE AINDA NÃO ESTOU ACREDITANDOOOOOOOO! hahaha Vai ser demais, me belisco todos os dias pra acreditar no convite que fizeram pra gente tocar com essas bandas, que são enormes influências pra gente. Pra mim é algo surreal ainda, só vou acreditar quando chegar o dia e dermos o nosso melhor em cima do palco! É uma p&*ˆ% de uma responsabilidade, mas lutamos pra conseguir e vamos provar que valeu à pena pra quem acreditou na gente! A chave para conseguir alguma coisa está dentro de você: acredite, se dedique e NUNCA tenha medo.

Agora em Março, a Nervosa faz show junto com Anthares e Desaster, sem dúvida, duas grandes bandas! Qual a expectativa para esse show e o que vocês estão preparando para ele?
Está aí outra honra pra gente! Tocar ao lado de bandas que fizeram história e foram e são importantes pra cena de alguma maneira sempre foi um sonho meu! Quando surgiu essa oportunidade, me senti muito realizada e feliz. Vai ser um grande evento, junto com bandas muito amigas e muito boas como o Hellven e o Fire Strike! Vai ser uma noite muito legal e as expectativas estão lá no alto, mesmo porque, tudo indica que o show venha a calhar com o lançamento da demo física. Nada certo, mas é uma possibilidade!

O espaço agora é aberto para que você mande seu recado a todas as Meninas Headbangers do país!
Muito legal pode ter um espaço pra poder falar com as Meninas Headbangers do país, e sei que são MUITAS! Como eu já disse, eu fico extremamente feliz de saber que existem outras milhares de meninas por aí que dedicam sua vida ao Heavy Metal, que o amam com toda a força e que sabem que não se trata apenas de um estilo de música, mas sim, um estilo de vida. Muito obrigada pela atenção de quem teve paciência pra ler esse pergaminho inteiro (haha) e muita força pra seguirem adiante com seus sonhos, dedicados ou não ao metal! Nada é impossível pra aquele que acredita e não desiste!
Obrigada pelo espaço, Iza, você é outra menina headbanger que admiro muito, fazendo muito bem a sua parte em prol do Metal!

poser é foda cada merda que falam vishiii

É claro que todos nós já ouvimos ao menos uma vez a expressão 'poser'. Se você que está lendo isso ainda não ouviu, você é poser. 
Bom, para começar a conversa, 'poser' é um falso fã de uma banda, artista, estilo, etc. Os posers fingem ser algo que não são, talves por finalidades pessoais. Se você ainda não entendeu, vamos aos exemplos.


Exemplo 1:

Diálogo entre fã de Black Sabbath e seu amigo poser:
Nossa cara, Black Sabbath é muito foda, sou fã deles, com certeza!
Eu também cara! qual é a sua música favorita deles?
Paranoid, sem dúvidas!
Ah... certo... e qual seu o membro favorito da banda?
O vocalista!
Vocalista? você não sabe nem o nome dele?
Ah, sei lá, é aquele lá que começa com a letra O, eu acho...

Exemplo 2:

Diálogo entre fã de Metallica e seu amigo poser:
Metallica é a banda mais foda do mundo, sou muito fã, velho!
Puxa, eu também curto muito, sou fã desde pequeno e você?
Ah, comecei a ouvir semana passada.
Ah tá... bom, qual sua música favorita deles?
Aquela que tem no Guitar Hero, muito foda!
Você não sabe nem o nome da musica?
Acho que se chama 'um'...

Bom, já deu pra ver que os posers são mesmo fodas, literalmente...
O termo poser é geralmente usado pelos metaleiros, rockeiros, headbangers, punks e relacionados. Em resumo, um poser de uma banda seria aquele que não sabe absolutamente nada, ouve apenas algumas músicas, geralmente as mais conhecidas (as de posers), e se auto-intitula fã da banda em questão. Também é fácil identificá-los pois a maioria não sabe direito os nomes das musicas. E pior, pronuncia o nome da banda da mesma forma que se escreve. Uma atitude extremamente errada. Claro que não existem fãs 'maiores' ou fãs 'menores', mas antes de você se dizer fã de um artista, precisa no mínimo conhecer melhor o trabalho dele, sua história, polêmicas, suas canções, letras, e tudo o que estiver envolvido. Pra ser um fã, também não precisa saber até a hora que o ídolo faz as necessidades. 
Consideremos o seguinte fato: se você ouve 3 álbuns inteiros ou mais, sabe o nome dos três de cor, sabe o nome de todos os integrantes da formação original/atual da banda, sabe falar árabe/cantar no mínimo 10 músicas, saber o nome de pelo menos dessas 10 de cor e saber identificá-las apenas ouvindo-as você pode se considerar fã dessa banda. 
Claro que falando assim parece até um bicho de sete cabeças. Mas ambos sabemos que não é.
Existem pessoas que acham o termo poser besteira. Elas acham que não tem nada haver uma coisa com a outra e que devemos deixar em paz um poser, e se ele ouve, é fã ou não, não devemos pertubá-lo. Claro que cada um tem o seu ponto de vista crítico, e o Portal do Metaleiro está fazendo esse post apenas porque o termo se associa ao Metal.

Os maiores criadores de posers:
Guitar Hero
Rock in Rio
Um casal apaixonado.

Todos aqui sabemos o que é um Guitar Hero e como ele funciona, certo? Se você não sabe, sinto informar, mas é um dos maiores posers. Pois bem, o Guitar Hero inclui ótimas bandas em seu setlist de musicas para serem jogadas. O "problema" da história, é que são incluídas as "melhores" músicas das determinadas bandas. Em outras palavras, as músicas mais conhecidas, que mais fizeram sucesso. Essas são as músicas posers. Por quê? Imagine que você ouviu falar de uma banda e quer ouvir, ver se gosta dela. Você iria começar ouvindo pelas músicas mais conhecidas dela ou pelas menos importantes? A resposta é óbvia, e é assim que começa a nascer um poser. É claro que todo bom samaritano ouviria muitas outras músicas da banda, pra poder avaliar a banda e sua forma de fazer arte. O problema é que os posers insistem em ficar teclando na mesma tecla, no nosso caso, ouvindo a mesma música, a bendita música de poser. Pode até acontecer de ele ir ver as outras, mas como ele já está acostumado com aquela canção, a outra pode ter uma melodia diferente, e ele irá estranhar, e acabar não gostando. E falando em melodias diferentes, é aí que entram os piores tipos de posers. Esse em especial, abrange uma grande parte feminima. Elas ouvem apenas aquelas musicas calmas da banda, tocadas em violão ou com acordes "sensíveis" na guitarra, com refrões contagiosos e românticos. Ou pior: só ouvem a banda por causa dos integrantes, que são "lindos" e "gostosos". Uma banda que tem um número absurdamente grande de posers dessa espécie é a Avenged Sevenfold. Cheia de homens marombados e canções cheias de sentimentos. Nada contra quem gosta, eu também sou fã, e não poser. Mas isso não vem ao caso... 
Quanto ao Rock in Rio, é simples. Quando acontece esse tipo de coisa aqui no Brasil, o país inteiro liga a tv pra assistir mesmo não gostando ou querendo. Aí o que acontece? Uma banda X chama a atenção de alguém, que começa a gostar dela só porque achou o show maneiro. E isso acontece MUITO. Depois dessa edição de 2011 do Rock in Rio, tá cheio de posers por aí de diversas bandas que tocaram... 

Existem também os posers de Metal. São aqueles sujeitos que ouvem Metalcore e Industrial e se julgam Metaleiros. Ora, Metalcore e Industrial são os últimos na lista de sub gêneros do Heavy Metal, são os menos importantes com toda certeza. Se você se julga Metaleiro, deve ouvir no mínimo 5 desses gêneros. Entenda: se você ouve só Metalcore, julgue-se fã de Metalcore, não Metaleiro. Por quê? Ao falar que é um metaleiro, você está englobando tudo relacionado ao Metal. Perceba que óbviamente Metalcore não é esse 'tudo'.

Maneiras de identificar um poser:
Conhece apenas as músicas de poser;
Mal sabe pronunciar nomes de membros, músicas, álbuns e da própria banda;
Isso quando conhece os nomes;
Não sabe absolutamente nada da história da banda;
Idolatra sempre o vocalista;
Utiliza o termo 'rock' para definir todas as bandas que ouve;
Ou pior: 'rock pauleira';
Começou a ouvir a banda muito recentemente (causa maior efeito se a banda tiver surgido na década de 90 ou anteriormente);
Só sabe cantar as duas primeiras frases e o refrão da música poser; 
Isso quando não cantarola os mesmos;
Ou pior, canta em árabe;
Comete erros inacreditáveis de ortografia na hora de escrever nomes relacionados a banda;
Mettalica, Black Sabatt, Leed Zepelyn e Mega Death são fodas.

Abaixo você confere uma lista com 20 ótimas bandas e suas músicas de poser logo na frente, pra ajudar a identificar os posers, ou pra ajudar você que está começando a ouvir alguma delas recentemente a não se tornar um deles, e sim, um de nós. Confira:

Deep Purple - Smoke on the Water / Highway Star
Black Sabbath - Iron Man / Paranoid
Nirvana - Smeels Like Teen Spirit / Come as you Are
Twisted Sister - I Wanna Rock / We're not Gonna Take it
Kiss - Rock 'n' Roll All Nite / Strutter
Metallica - Enter Sandman / One
Megadeth - Symphony of Destruction / Holy Wars
Queen - We Will Rock You / We are the Champions
AC/DC - Back in Black / Highway to Hell
Iron Maiden - Fear of the Dark / The Number of the Beast
Guns N' Roses - Welcome to the Jungle / Sweet Child O' Mine
Motörhead - Ace of Spades / OverKill
Pantera - Cowboys from Hell / Walk
Ozzy Osbourne - Crazy Train / Mr Crowley 
Ramones - Blitzkrieg Bop / I wanna be Sedated
Van Halen - Jump / You Really Got me
Led Zeppelin - Stairway to Heaven / Immigrant Song
Judas Priest - Breaking the Law / Painkiller
The Beatles - Help! / Twist and Shout
Anthrax - Mad House / Only

Aposto que muitos de vocês conhecem ao menos 60% das músicas citadas acima, hein? Realmente já ouvimos ou ouvimos falar de todas ou grande parte delas, e é exatamente isso que as torna as músicas posers. Todo mundo conhece. É como se você dissesse ser fã de carros e só gostar da marca Ferrari. Bom, de qualquer modo, já vimos que os posers são realmente um assunto hilário. Ah, como é bom ser fã, não é mesmo?! Ah, e cuidado, se você se identificou com o texto acima, não saia por aí dizendo ser fã de algo sem ser. Preserve a sua moral, e diga isso apenas quando FOR FÃ MESMO.