segunda-feira, 19 de março de 2012

poser é foda cada merda que falam vishiii

É claro que todos nós já ouvimos ao menos uma vez a expressão 'poser'. Se você que está lendo isso ainda não ouviu, você é poser. 
Bom, para começar a conversa, 'poser' é um falso fã de uma banda, artista, estilo, etc. Os posers fingem ser algo que não são, talves por finalidades pessoais. Se você ainda não entendeu, vamos aos exemplos.


Exemplo 1:

Diálogo entre fã de Black Sabbath e seu amigo poser:
Nossa cara, Black Sabbath é muito foda, sou fã deles, com certeza!
Eu também cara! qual é a sua música favorita deles?
Paranoid, sem dúvidas!
Ah... certo... e qual seu o membro favorito da banda?
O vocalista!
Vocalista? você não sabe nem o nome dele?
Ah, sei lá, é aquele lá que começa com a letra O, eu acho...

Exemplo 2:

Diálogo entre fã de Metallica e seu amigo poser:
Metallica é a banda mais foda do mundo, sou muito fã, velho!
Puxa, eu também curto muito, sou fã desde pequeno e você?
Ah, comecei a ouvir semana passada.
Ah tá... bom, qual sua música favorita deles?
Aquela que tem no Guitar Hero, muito foda!
Você não sabe nem o nome da musica?
Acho que se chama 'um'...

Bom, já deu pra ver que os posers são mesmo fodas, literalmente...
O termo poser é geralmente usado pelos metaleiros, rockeiros, headbangers, punks e relacionados. Em resumo, um poser de uma banda seria aquele que não sabe absolutamente nada, ouve apenas algumas músicas, geralmente as mais conhecidas (as de posers), e se auto-intitula fã da banda em questão. Também é fácil identificá-los pois a maioria não sabe direito os nomes das musicas. E pior, pronuncia o nome da banda da mesma forma que se escreve. Uma atitude extremamente errada. Claro que não existem fãs 'maiores' ou fãs 'menores', mas antes de você se dizer fã de um artista, precisa no mínimo conhecer melhor o trabalho dele, sua história, polêmicas, suas canções, letras, e tudo o que estiver envolvido. Pra ser um fã, também não precisa saber até a hora que o ídolo faz as necessidades. 
Consideremos o seguinte fato: se você ouve 3 álbuns inteiros ou mais, sabe o nome dos três de cor, sabe o nome de todos os integrantes da formação original/atual da banda, sabe falar árabe/cantar no mínimo 10 músicas, saber o nome de pelo menos dessas 10 de cor e saber identificá-las apenas ouvindo-as você pode se considerar fã dessa banda. 
Claro que falando assim parece até um bicho de sete cabeças. Mas ambos sabemos que não é.
Existem pessoas que acham o termo poser besteira. Elas acham que não tem nada haver uma coisa com a outra e que devemos deixar em paz um poser, e se ele ouve, é fã ou não, não devemos pertubá-lo. Claro que cada um tem o seu ponto de vista crítico, e o Portal do Metaleiro está fazendo esse post apenas porque o termo se associa ao Metal.

Os maiores criadores de posers:
Guitar Hero
Rock in Rio
Um casal apaixonado.

Todos aqui sabemos o que é um Guitar Hero e como ele funciona, certo? Se você não sabe, sinto informar, mas é um dos maiores posers. Pois bem, o Guitar Hero inclui ótimas bandas em seu setlist de musicas para serem jogadas. O "problema" da história, é que são incluídas as "melhores" músicas das determinadas bandas. Em outras palavras, as músicas mais conhecidas, que mais fizeram sucesso. Essas são as músicas posers. Por quê? Imagine que você ouviu falar de uma banda e quer ouvir, ver se gosta dela. Você iria começar ouvindo pelas músicas mais conhecidas dela ou pelas menos importantes? A resposta é óbvia, e é assim que começa a nascer um poser. É claro que todo bom samaritano ouviria muitas outras músicas da banda, pra poder avaliar a banda e sua forma de fazer arte. O problema é que os posers insistem em ficar teclando na mesma tecla, no nosso caso, ouvindo a mesma música, a bendita música de poser. Pode até acontecer de ele ir ver as outras, mas como ele já está acostumado com aquela canção, a outra pode ter uma melodia diferente, e ele irá estranhar, e acabar não gostando. E falando em melodias diferentes, é aí que entram os piores tipos de posers. Esse em especial, abrange uma grande parte feminima. Elas ouvem apenas aquelas musicas calmas da banda, tocadas em violão ou com acordes "sensíveis" na guitarra, com refrões contagiosos e românticos. Ou pior: só ouvem a banda por causa dos integrantes, que são "lindos" e "gostosos". Uma banda que tem um número absurdamente grande de posers dessa espécie é a Avenged Sevenfold. Cheia de homens marombados e canções cheias de sentimentos. Nada contra quem gosta, eu também sou fã, e não poser. Mas isso não vem ao caso... 
Quanto ao Rock in Rio, é simples. Quando acontece esse tipo de coisa aqui no Brasil, o país inteiro liga a tv pra assistir mesmo não gostando ou querendo. Aí o que acontece? Uma banda X chama a atenção de alguém, que começa a gostar dela só porque achou o show maneiro. E isso acontece MUITO. Depois dessa edição de 2011 do Rock in Rio, tá cheio de posers por aí de diversas bandas que tocaram... 

Existem também os posers de Metal. São aqueles sujeitos que ouvem Metalcore e Industrial e se julgam Metaleiros. Ora, Metalcore e Industrial são os últimos na lista de sub gêneros do Heavy Metal, são os menos importantes com toda certeza. Se você se julga Metaleiro, deve ouvir no mínimo 5 desses gêneros. Entenda: se você ouve só Metalcore, julgue-se fã de Metalcore, não Metaleiro. Por quê? Ao falar que é um metaleiro, você está englobando tudo relacionado ao Metal. Perceba que óbviamente Metalcore não é esse 'tudo'.

Maneiras de identificar um poser:
Conhece apenas as músicas de poser;
Mal sabe pronunciar nomes de membros, músicas, álbuns e da própria banda;
Isso quando conhece os nomes;
Não sabe absolutamente nada da história da banda;
Idolatra sempre o vocalista;
Utiliza o termo 'rock' para definir todas as bandas que ouve;
Ou pior: 'rock pauleira';
Começou a ouvir a banda muito recentemente (causa maior efeito se a banda tiver surgido na década de 90 ou anteriormente);
Só sabe cantar as duas primeiras frases e o refrão da música poser; 
Isso quando não cantarola os mesmos;
Ou pior, canta em árabe;
Comete erros inacreditáveis de ortografia na hora de escrever nomes relacionados a banda;
Mettalica, Black Sabatt, Leed Zepelyn e Mega Death são fodas.

Abaixo você confere uma lista com 20 ótimas bandas e suas músicas de poser logo na frente, pra ajudar a identificar os posers, ou pra ajudar você que está começando a ouvir alguma delas recentemente a não se tornar um deles, e sim, um de nós. Confira:

Deep Purple - Smoke on the Water / Highway Star
Black Sabbath - Iron Man / Paranoid
Nirvana - Smeels Like Teen Spirit / Come as you Are
Twisted Sister - I Wanna Rock / We're not Gonna Take it
Kiss - Rock 'n' Roll All Nite / Strutter
Metallica - Enter Sandman / One
Megadeth - Symphony of Destruction / Holy Wars
Queen - We Will Rock You / We are the Champions
AC/DC - Back in Black / Highway to Hell
Iron Maiden - Fear of the Dark / The Number of the Beast
Guns N' Roses - Welcome to the Jungle / Sweet Child O' Mine
Motörhead - Ace of Spades / OverKill
Pantera - Cowboys from Hell / Walk
Ozzy Osbourne - Crazy Train / Mr Crowley 
Ramones - Blitzkrieg Bop / I wanna be Sedated
Van Halen - Jump / You Really Got me
Led Zeppelin - Stairway to Heaven / Immigrant Song
Judas Priest - Breaking the Law / Painkiller
The Beatles - Help! / Twist and Shout
Anthrax - Mad House / Only

Aposto que muitos de vocês conhecem ao menos 60% das músicas citadas acima, hein? Realmente já ouvimos ou ouvimos falar de todas ou grande parte delas, e é exatamente isso que as torna as músicas posers. Todo mundo conhece. É como se você dissesse ser fã de carros e só gostar da marca Ferrari. Bom, de qualquer modo, já vimos que os posers são realmente um assunto hilário. Ah, como é bom ser fã, não é mesmo?! Ah, e cuidado, se você se identificou com o texto acima, não saia por aí dizendo ser fã de algo sem ser. Preserve a sua moral, e diga isso apenas quando FOR FÃ MESMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário