terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

banda red hot chili peppers

A banda Red Hot Chili Peppers surgiu no cenário pop de Hollywood no meio da década de 80 com uma proposta inovadora: misturar funk com punk. Liderada por dois estudantes da Fairfax Highschool, Anthony Kiedis e o excelente baixista Michael "Flea" Balzary, a formação original da banda, que se chamava "Anthem", também incluia o guitarrista Jack Sherman e o baterista Cliff Martinez.
O primeiro álbum, cuja repercussão foi igual a zero, foi produzido por Andy Gill da banda Gang of Four. Quando lançaram o segundo álbum, outros dois colegas de escola de Kiedis e Flea, o guitarrista Hillel Slovak e o baterista Jach Irons, substituíram Sherman e Martinez. Logo em seguida assinaram um polêmico contrato com a EMI America. Por mais que a banda tenha sido acusada de venalidade em seus contratos comerciais, nada impugna a força dos Peppers nos shows ao vivo, em que eles aparecem quase sempre (semi) nus.
Em 1988 eles lançaram o provocativo álbum "The Abbey Road EP", cuja capa é uma paródia do famoso disco dos Beatles, com uma excessão: os quatro atravessam a famosa rua de Londres completamente pelados (apenas suas genitálias estão cobertas por meias).
Em junho do mesmo ano, após o lançamento de "Uplift Mofo Party", Hillel Slovack morreu de overdose de heroína (a música "Knock Me Down" foi feita em sua homenagem). Imediatamente, para não perder o pique, dois novos integrantes entraram para a banda: John Frusciante (guitarra) e Chad Smith (bateria). Diz a lenda que Chad Smith era muito mais "sem-vergonha" que Jack Irons, e esse foi o motivo principal da substituição.
O sucesso definitivo veio em 1991 com o lançamento do álbum "Blood, Sugar, Sex, Magik", que, apesar de ter sido considerado "sexista" pelos críticos, vendeu mais de 4 milhões de cópias (um fenômeno). Várias músicas desse álbum se tornaram hits nas rádios e na MTV, como "Give it Away", "Under the Bridge" e "Breaking The Girl".
Depois disso houve mais substituições: Frusciante foi substituído por Arik Marshall em 1992, que foi substituído um ano depois por Dave Navarro, ex-guitarrista do Jane's Addiction. Em 1999, depois de anos sem gravar, o Red Hot volta com um disco bem ao velho estilo: algumas baladas e um som marcante, "Scar Tissue" é o principal hit deste "Californication", que traz de volta John Frusciante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário