terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

tristania



Tristania é uma banda de gothic metal da Noruega fundada em 1996.

A banda é geralmente classificada como doom metal.Em seus primeiros lançamentos a banda tinha um som baseado em riffs do black metal com teclado dominante, com bastante foco nos vocais femininos "teatrais" e instrumentos musicais tipicamente eruditos como o órgão de tubos, a flauta e o violino. A banda também faz uso extenso do vocal gutural de Morten Veland. Em álbuns posteriores, a banda procurou balancear mais o estilo vocal e adotar uma postura mais progressiva em seu som.

Informação geral
Origem:Stavanger
País:Noruega
Gêneros:Gothic metal,Symphonic metal
Doom metal (primeiros álbuns)
Período em atividade:1996 - atualmente
Gravadora(s):Napalm Records,SPV
Página oficial:www.Tristania.com

Biografia
Fonte:Whiplash.net

Em 1995, Morten Veland (guitarra e vocal) e Kenneth Olsson (bateria) deixam a banda "Uzi Suicide" para, juntamente com Einar Moen (tecladista e compositor), criar o Tristania.

De origem norueguesa, a banda é um dos maiores representantes do death/gothic metal da atualidade, contudo, no primeiro ano de carreira, o Tristania  teve muitos problemas e, antes mesmo de lançar qualquer trabalho, Veland e Moen decidiram se afastar da cena musical.

Munidos de apenas um microfone roubado e seu "four-tracker", os rapazes trabalharam muito em um novo estilo, diferente do heavy metal entoado pelo Uzi Suicide e, depois de alguns meses, sentiram-se confiantes para, junto a Olsson, retomar o antigo projeto, mantendo o nome da banda como Tristania  - sugestão de Veland. No mesmo ano, uniram-se ao grupo: Rune Østerhus (Baixo) e Anders H. Hidle (Guitarra). Faltava então, um vocal feminino, descoberto poucas semanas antes deles entrarem em estúdio, no talento e harmonia de Vibeke Stene.

Em maio de 1997, o primeiro CD (demo) estava pronto, com 500 cópias editadas e promovidas através de gravadoras, rádios e revistas especializadas. As vendas foram satisfatórias e Vibeke decidiu continuar no Tristania. Uma das cópias acabou nas mãos da gravadora Napalm Records, que atraída pelo estilo inovador da banda, decidiu assinar um contrato que rendeu a gravação de três álbuns inéditos e o relançamento da demo homônima, totalmente remasterizada.


O primeiro álbum lançado pela gravadora foi o "Widows's Weeds" que, além de impulsionar a carreira da banda, deixou bem claro seu estilo: gótico, com algumas pegadas black metal. Apesar dos excelentes comentários tanto da crítica especializada, como do público, o Tristania decidiu que, antes de lançar o sucessor de "Weeds", viesse o EP "Angina" - com duas músicas inéditas (parte de seu novo trabalho).

No final de 1999, o então intitulado "Beyond the veil" foi lançado, superando as expectativas de vendas e colocando o Tristania no topo do metal norueguês. Tudo levava a crer que a banda, no auge do sucesso, caminharia para a estabilidade, mas em meio a gravação de seu novo álbum, Morten Veland decide deixar o Tristania, o que forçou a banda - sem tempo para selecionar um novo vocalista, a convidar Ronny Thorsen (vocalista do Trail of Tears) para os vocais mais pesados. A idéia deu certo, e o "Worls of Glass" saiu ainda melhor que seu antecessor. Recentemente, o novo vocalista: Kjetil Ingebrigtsen foi integrado a banda.

Integrantes

Formação atual

    Mariangela "Mary" Demurtas - vocal feminino
    Kjetil Nordhus - vocais limpos
    Einar Moen - teclado
    Anders Hoyvik Hidle - guitarra e vocal gutural
    Ole Vistnes - baixo
    Tarald Lie - bateria
    Gyri Smordal Losnegaard - guitarra

Ex-integrantes

    Svein Terje Solvang - guitarra (2005 a 2008)
    Vibeke Stene - vocais femininos (1996 a 2007)
    Kjetil Ingebrethsen - vocal gutural e violão (2001 a 2006)
    Morten Veland - vocais e guitarra (1996 a 2001; agora no Sirenia)
    Rune Østerhus - baixo (1996 a 2006)
    Kenneth Olsson - bateria (1996 a 2006)
    Østen Bergøy - vocais limpos e Letras (2001 a 2008)

Discografia

Álbuns
    Tristania (1997, EP, Napalm Records)
    Widow's Weeds (1998, Napalm Records)
    Beyond the Veil (1999, Napalm Records)
    World of Glass (2001, Napalm Records)
    Ashes (2005, SPV)
    Illumination (2007, SPV)
    Rubicon (2010, SPV)

Compactos

    "Midwintertears" (1997)
    "Angina" (1999)
    "Sanguine Sky" (2007)

Videografia

Álbuns de vídeo

    Widow's Tour (1999, VHS)

Vídeos musicais

    "Heretique"(1999)
    "Equilibrium" (2005)
    "Libre" (2005)
    "Year Of The Rat" (2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário