terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

No ano de 1993 em Los Angeles, Serj Tankian comandava o seu próprio e bem sucedido negócio de venda de software, quando conheceu um jovem guitarrista num estúdio, durante um ensaio, chamado Daron Malakian.

Serj e Daron estavam em duas bandas diferentes, mas repararam rapidamente que tinham muitas coisas em comum, tal como a origem armênia. Uniram-se e criaram uma banda chamada 'Soil'. Começaram a se apresentar por vários lugares com Shavo Odadjian, um antigo colega de escola, que estava tocando em uma outra banda e até então era bancário.

Shavo apaixonou-se pelo projeto 'Soil' e foi questionado se queria ser empresário da banda, pois já tinha uma certa experiência em administrar finanças por ter trabalhado em banco. A resposta foi um feliz "yeah!".

Andranik "Andy" Khatchadurian era o atual baterista da banda. Em 1995, os 'Soil' fizeram algumas alterações, tirando Shavo do 'management' da banda e o nomeando como baixista permanente e John Dolmayan substituiu Andy na bateria.

De 'Soil' a banda mudou o nome para 'System Of A Down' e 3 anos depois conquistou a cena metal, com ingredientes do metal alternativo escuro e neo-neo-gothic, tornando o grupo popularmente conhecido ao de lado Korn e Deftones.

O SOAD conseguiu espaço no começo de sua carreira circulando nos EUA mais de 30.000 cópias demo que acabou transpassando para vários continentes como Europa e Nova Zelândia, tendo assim, no ano de 1998, seu reconhecimento em tour em um dos mais respeitados festivais de hardcore do mundo o "Ozzyfest" ao lado de bandas como o Slayer e Sepultura.

Em 1998 lançaram o CD auto-intitulado, mas o sucesso mundial aconteceu em 2001 quando Toxicity foi lançado e "Chop Suey" ficou em primeiro lugar nas paradas de todas as rádios rock. Toxicity recebeu muitos prêmios em 2001 e o mais importante deles foi o de melhor álbum do ano pela Billboard.

E 2005 chegou com um System of a Down quebrando paradigmas lançando um projeto musical ambicioso em duas etapas: os discos Mezmerize e Hypnotize.

Rotular o som do System of a Down é complicado, pois não é só new metal e toda mistura de ingredientes faz do grupo ser único na criatividade, mas o que importa mesmo é a energia da porrada metal na orelha.

O grupo californiano é muito elogiado por suas apresentações ao vivo, tendo inclusive ganho no ano passado um prêmio de uma das mais respeitadas revistas de música inglesa a "Kerrang Magazine" como o "Melhor Grupo Internacional em Performance ao Vivo". Isso aguçou ainda mais a curiosidade dos fãs brasileiros em poder conferir um show do System of a Down e até agora nada dos caras aparecerem no Brasil.

O nome…

É a pergunta mais questionada. De onde vem o nome? "Vem de um poema do nosso guitarrista, Daron, chamado Victims Of A Down", explica Serj. "Ele trouxe-nos o poema, e System foi escolhido como melhor e mais forte palavra. O nome da banda significa um buraco cheio de gente que não é nada mais nada menos que a nossa sociedade". Serj avisa as pessoas para: "Tirar o significado do nosso próprio nome. Significa diferentes coisas para pessoas diferentes. É essa a sua beleza. É como pintar um quadro na parede e perguntar O que acha? É muito diferente a níveis pessoais e políticos. É de livre interpretação."

Nenhum comentário:

Postar um comentário